Pular para o conteúdo principal

Hard Soul, Billy Preston

Faz 10 anos em 06 de Junho que Billy Preston partiu. Um dos maiores talentos de nossa época! Espetacular ao Hammond B-3 e de todos os outros instrumentos de teclas existentes. Foi o quinto Beatle e participou de inúmeros sucessos de grandes artistas como Eric Clapton, por exemplo.
Para celebrar o trabalho que deixou aqui, separamos uma pequena playlist no Spotify



1 - Will Go Round In Circles
É um dos nossos discos favoritos. Um belíssimo álbum autoral chamado "Music is My Life". Não sei se é porque música é a nossa vida também, mas é um trabalho emocionante, uma obra de arte.

2 - Shotgun
É uma versão da música de Jr. Walker & the All Stars. Faz parte do Álbum "The Apple of Their Eyes" 1965. É um Soul Funk Blues, bem na pegada de Jimmy McGriff. Tema no piano acústico e delicioso Hammond Organ gritando no melhor estilo gospel!

3 - Billy's Bag
Do disco 'The Most Exciting Organ Ever" 1964, é também um Blues Gospel só que agora com o tema no Hammond com força total e o piano embalando a groove. Oh God!

4 - Get Back
Billy conheceu os Beatles a primeira vez em Hamburgo 1965 enquanto tocava na banda de Little Richard com 15 anos de idade. George Harrisson tinha 18 e ficaram amigos desde então. Um tempo depois se reencontram em Londres em um show onde Billy acompanhava Ray Charles. Surgiu então o convite para participar do projeto Get Back. Ele teve grande contribuição musical e em trazer boas energias, alegria para o clima difícil da banda naquele período.

5 - Slaughter
Essa faixa foi trilha de filme do Tarantino para o filme "Bastardos Inglórios". Do estilo Hard-Funk, um tema explosivo do Hammond, intro de guitarra distorcida e a potente voz de Billy. Como muitas músicas dos filmes do Tarantino, esta é original do filme B de ação, "Slaughter" de 1972.

Postagens mais visitadas deste blog

Eu quero órgão Hammond!

Além de curtir as bandas e organistas,  é importante começar a entender um pouco mais da historia do órgão Hammond como neste vídeo aqui: Agora que você conhece um pouco mais, o Hammond tonewheel existe em vários modelos ao longo de 5 décadas, mas são poucos os modelos que deixaram o timbre e sonoridade impressos na história.  Um Hammond de verdade é um instrumento com uma tecnologia antiga que não existe mais e com o passar dos anos peças e reposições são cada vez mais escassas. Por isso é importante ter em mente que só vale a pena investir em um Hammond se este estiver devidamente restaurado, profissionalmente,  por quem entende do assunto. Uma vez restaurado com excelência ele poderá durar mais 3 a 4 décadas sem problemas! Se procura um Hammond assim pode entrar em contato agora aqui: d.l.organ@gmail.com ;-) A restauração do Hammond é algo que requer um conhecimento profundo de seu funcionamento e de como é possivel devolver sua sonoridade com originalidade e dutabilid...

Hammond C3 1959 restaurado

Hammond C3 1959 Restored by  www.daniel-latorre.com

O GÊNIO ESQUECIDO

LAURENS HAMMOND Girando as engrenagens do tempo Chamar Laurens Hammond  de uma criança prodígio é pouco. Aos 14 anos de idade ele já havia projetado um sistema de transmissão automática de carros. Com apenas 17 anos ele obteve com sucesso sua primeira patente de um barômetro que podia ser vendido por só um dólar. Com o passar dos anos Hammond criara uma nova linha de outros inventos, de relógios elétricos a equipamentos militares, os primeiros óculos 3D para o cinema – e, é claro, o Órgão Hammond. Laurens começou sua carreira de inventor na adolescência, e suas habilidades foram logo aprimorando com os estudos em engenharia mecânica na Universidade de Cornell, graduado com honras em 1916. Então veio a Primeira Guerra Mundial, Hammond serviu no 16o. regimento e chegou ao posto de Capitão. Após a Guerra, trabalhou como engenheiro chefe na Empresa Gray Motor Company construindo motores náuticos – sempre pensando paralelamente. Seus projetos pessoais tinh...