Pular para o conteúdo principal

05 músicas que tem que ouvir do grande organista de soul jazz e hard bop, Big John Patton!

Separamos no Spotify 05 músicas do grande organista de soul jazz e hard bop, Big John Patton, para celebrar seu aniversário de nascimento 12/07/1935. Coincidência ou não, foi o mesmo ano em que o órgão Hammond foi inventado! Patton tinha o antológico Grant Green - Blue Note Records como guitarrista em seus discos, juntos influenciaram gerações e movimentos musicais seguintes como o organista Larry Goldings e o estilo acid jazz. Seus solos no Hammond são inspirados nos trompetistas, trombonistas e saxofonistas que ele admirava, por isso soa tão especial!  
 
1) Amanda
Esse é um dos nossos álbuns favoritos, Got A Good Thing Goin'. Vale ouvir inteiro depois. Adoramos tocar esse boogaloo que tem um tema delicioso bem na onda hard bop! Dedicamos sempre para todas as Amandas da platéia (rsrs)
2) Barefootin'
É uma swingueira malandra! Aquele "cowbell" deve ter inspirado até a música "American Band" do Grand Funk Railroad - Band
3) Hot Sauce
Molho de Pimenta. Gravado em 1963, tema sabor de festinha dos anos 60. O Melhor do Retrô. Viagem no tempo sem moderação!
4) Freedom Jazz Dance
Depois de ouvir o álbum Accent on the Blues nunca mais fomos os mesmos. Essa música do safonista Eddie Harris já é especial e fica ainda mais nervosa na interpretação de John Patton ao Hammond, James Blood Ulmer na guitarra, Leroy Williams na bateria e Marvin Cabell no sax!
5) Don't Let Me Loose This Dream
Versão Latin / Bossa da famosa canção da verdadeira diva, Aretha Franklin. Fabuloso!

Postagens mais visitadas deste blog

A vida do trompetista de jazz Lee Morgan

O novo documentário de Kasper Collin lebra a vida intensa e turbulenta do trompetista de jazz Lee Morgan.

Nat Hentoff escreveu em 1960: "Todo ouvinte de jazz já teve experiencias tão surpreendentes que são literalmente inesquecíveis"

Uma das minhas aconteceu em um encontro com a big band de Dizzy Gillespie no Birdaland em 1957. Estava de costas para a plateia enquanto a banda começava tocar “Night in Tunisia.” De repente um som de trompete despontou da banda de forma tão reluzente e eletrizante que toda a conversa do bar cessou e os que gesticulavam ficaram com congelados com as mão abertas. Após o primeiro estrondoso impacto, me virei e vi que o trompetista era o jovem "sidemand" da Philadelphia, Lee Morgan.

Lee Morgan, que tinha dezenove anos quando Hentoff o ouviu, causava este efeito na maioria das pessoas. Seu som era tão brilhante, impetuoso e atrevido: como James Brown em começo de carreira com aquela arrogância pomposa da juventude. Morgan era um instrumen…

Roy Haynes: Mandando ver!

Roy Haynes ficou um pouco surpreso com o comentário. Claro que tem uma carga erótica na maneira dele toca bateria. “Notei que nos últimos 10 ou 15 anos, muitas mulheres apareciam depois de meus shows,” ele diz. “Algumas diziam que nunca haviam visto um baterista tocar assim.”

Uma instantânea confiança jovial vinda de um homem que já passou dos 80. Haynes fala, anda e age assim. Seu estilo de moda, assim como seu jeito empolgante de tocar, tem sido sua assinatura por décadas - o baixista Al McKibbon não nega o termo “Mandando ver até quebrar” (Snap, Pop and Crack, em inglês) . “Ele é a pessoa mais estilosa, sempre,” diz Jeff “Tain” Watts. “Ele é assim faz muito tempo. Eu li esse termo sobre ele na revista Esquire nos anos 60. Sim-‘Mandando ver’ já diz tudo.”

Como um terno sob medida, o apelido que Haynes tinha nos anos 50 ainda lhe cabe perfeitamente. Com um ataque de caixa usando as duas baquetas Haynes consegue chamar a atenção mesmo em um bar cheio e barulhento. É um recurso que …

Qual a diferença entre Órgão Hammond e Piano?

Há algumas diferenças significativas entre órgão e piano, apesar de ambos usarem o teclado como meio de performance. Porém a mecânica por trás das teclas é completamente diference. Um piano é considerado um membro da família musical da percussão, enquanto um órgão pode se encaixar nas famílias dos instrumentos de sopro, eletrônicos e mesmo nas famílias dos metais. A diferença principal entre a função dos dois durante a performance é a percussão versos corrente elétrica. O piano pode sustentar uma nota apenas por um período curto de tempo enquanto o órgão pode fazê-lo indefinidamente.
 O piano gera o som assim que o músico bate na nota anexada ao martelo através de um mecanismo. Por sua vez, este martelo bate em pelo menos uma corda de metal tencionada em uma grande moldura. Cada uma das várias cordas são afinadas em freqüências específicas, que permite o músico criar acordes e sons dissonantes pressionando em mais de uma nota ao mesmo tempo. A vibração das cordas criam o som e duram po…