Roteiro Cultural ~ São Paulo do Jazz & Blues
e Entrevista com Daniel Latorre do HAMMOND GROOVES
por Rafael Gushiken idealizador do @spdagaroa☔ 🎷 ~ DICAS e ENTREVISTA ESPECIAL
~ Sampa Jazz Festival ~ de 12 a 27 de maio em SP e Ubatuba
(Imagem: Divulgação)
Um festival dedicado ao jazz, no qual o público paulistano e da baixada santista poderá desfrutar disso em diferentes formatos, pois além de shows de grandes bandas de jazz e suas dissidências, há também filmes, painéis e debates sobre o gênero na programação.
Na parte de shows, o público paulistano já pôde conferir de graça na Praça do Patriarca as apresentações do DJ KL Jay (ex-Racionais MC’s) com o Projeto Coisa Fina e a big band Bixiga 70 (banda que já cobrimos um show). Em Ubatuba, eles se apresentarão nos dias 26 e 27 de maio no palco da Praça da Baleia.
Confira a programação no site oficial e na página do Facebook: http://www.sampajazzfest.com.br / https://www.facebook.com/sampajazzfest/
~ Hammond Grooves, o trio que adotou um orgão vintage como um integrante da banda ~
(Hammond Grooves no JazzB / Foto: Rafael Gushiken) |
“Começamos tocando covers dos ‘grooves’ dos famosos músicos de jazz que popularizaram esse instrumento, como o próprio Jimmy Smith e Grant Green. Mas também descobrimos que podíamos fazer uns ‘grooves’ nossos, misturando com baião, maracatú, e meio que virou a ‘nossa marca’ ”Daniel comenta sobre as músicas autorais do Hammond Grooves, como “Funktaztick” (maracatú-jazz), “Chá com Bolo” (baião-jazz) e “Samba da Rede” (samba-jazz). E também nos revela em primeirão-mão que já gravaram em estúdio dois discos mas ainda estão em processo de finalização, e pretendem lançar tudo ainda neste ano.
Outro diferencial das apresentações dessa banda, é que entre uma música e outra, Daniel explica os ritmos usados, o funcionamento e história do órgão Hammond, há muitos desses momentos de interação e didática com o público.
“A gente gosta de contextualizar tudo, contamos histórinhas para aproximar o público da gente, pois fazendo com que as pessoas entendam melhor o nosso som, nós ficamos mais apreciáveis e mais interessantes.”O trio já se apresentou em vários festivais nacionais e internacionais, e continuamente faz temporadas nas casas de shows e bares do gênero em São Paulo. Fique ligado na agenda da banda divulgada semanalmente em seu site e nas suas mídias sociais: http://www.hammondgrooves.com.br/#services
(Entrevista realizada no dia 17 de abril de 2016 após a uma apresentação da banda no Jazz B, região da República, centro de SP.
Confira também a entrevista concedida para o nosso parceiro Palco Alternativo: http://www.palcoalternativo.com.br/2016/05/17/os-grooves-do-hammond/ )
~ As Casas de Shows e Bares de SP para os apreciadores do gênero ~
1. Bourbon Street Music Club ~ Rua Dos Chanés, 127 - Moema, São Paulo, SP
Uma das casas de shows mais antigas da cidade dedicada ao gênero, inaugurada em 13 de dezembro de 1993, com o show do rei do blues, B.B. King. Já passaram pela casa outras personalidades mundiais da música como Ray Charles, Diana Krall, Wynton Marsalis, Nina Simone, entre outros. A arquitetura do lugar é inspirada na cidade de New Orleans, o que dá o charme e requinte ao ambiente intimista.
(Foto: Divulgação) |
2. Piratininga Bar ~ Rua Wizard, 149 - Vila Madalena, São Paulo, SP
Piratininga é uma homenagem ao primeiro nome da cidade, São Paulo de Piratininga. O bar foi fundado em 1992 em uma casinha centenária, sendo pioneiro na iniciação de “bares temáticos”, cujo tema é São Paulo de antigamente, com o cardápio e o cenário dedicado aos artistas que enalteceram em sua arte a admiração pela nossa cidade, como Mário e Oswald de Andrade, Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini. Apesar do foco em MPB e samba, o bar também ficou conhecido por abrigar artistas de jazz e blues, fixando em sua programação noites e shows exclusivos desses últimos gêneros citados.
3. Jazz nos Fundos ~ Rua João Moura, 1076 - Pinheiros, São Paulo, SP e
4. JazzB ~ Rua General Jardim, 43 - República/Centro, São Paulo, SP
4. JazzB ~ Rua General Jardim, 43 - República/Centro, São Paulo, SP
Como o próprio nome diz, o bar fica escondido nos fundos de um estacionamento no bairro de Pinheiros, e sempre com shows ao vivo, o Jazz nos Fundos busca resgatar a interação entre os músicos e o público em um ambiente mais underground. Recentemente passou por uma grande reforma com um novo palco. E dos mesmos criadores do Jazz nos Fundos, o JazzB surge como um espaço de apreciação musical contando também com um bar bem estruturado e com boa gastronomia. A casa localiza-se ao lado do metrô República, no centro de São Paulo, região que, após décadas de depreciação, renasce como parte importante do eixo cultural da cidade juntamente com o Baixo Augusta.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação) |
5. Jazz na Kombi ~ Projeto itinerante, geralmente ocorre na Rua Iquiririm, 644 - próximo a Praça Elis Regina, Butantã
O Jazz na Kombi é uma iniciativa de amantes do Jazz, em uma ação de devolver essa arte para seu lugar de origem, a rua. Uma Kombi customizada estaciona em diferentes lugares da cidade e abre suas portas para transformar-se em um sistema de som que difunde a pesquisa musical de seus realizadores, abre espaço para apresentações de músicos e grupos de jazz, intervenções poéticas e outras manifestações artísticas de rua.
Agradecimentos especiais a Daniel Latorre (Hammond Grooves). Fontes sobre as casas de jazz: Site SESC-SP e Guia VEJA SP.