Pular para o conteúdo principal

Tempestade de Ritmos - Cult Jazz recomenda #maio16a

Muitos assuntos interessantes que compõe este livro o jornalista Ruy Castro colecionou ao longo dos anos escrevendo textos publicados na Folha de S.Paulo, Estadão, VEJA, Revista Isto É e etc. Mesmo sendo voltado para o jazz e música brasileira é uma leitura gostosa também para quem ainda não esta familiarizado com estes gêneros musicais. Já para os apreciadores e entendidos é uma fonte rica e indispensável!

Diversas histórias e curiosidades sobre personagens do jazz como Miles Davis, Louis Armstrong, Ray Charles, Duke Ellington etc, recheado de textos sobre "a era do jazz", cinema, discos, questões e perspectivas sobre preconceito racial e outros tabus que rodeiam o jazz, blues, soul e #R&B. O Autor também escreveu e publicou biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues; domina e defende uma visão tradicional do jazz e da bossa nova que é base fundamental para todos os apreciadores e interessados nestes estilos e suas vertentes.

Livro: Tempestade de Rítmos - Cult Jazz recomenda. Hammond Grooves


Editora: COMPANHIA DAS LETRAS | Autor: Ruy Castro | Edição: 1 | Ano: 2007 | Idioma: PORTUGUÊS | ISBN: 8535910360 | 440 páginas

#hammondgrooves #cultjazz #gratis #terças #19h30m #auditorio #livrariacultura #bourbonshopping #perdizes #sp #agenda


Postagens mais visitadas deste blog

A vida do trompetista de jazz Lee Morgan

O novo documentário de Kasper Collin lebra a vida intensa e turbulenta do trompetista de jazz Lee Morgan.

Nat Hentoff escreveu em 1960: "Todo ouvinte de jazz já teve experiencias tão surpreendentes que são literalmente inesquecíveis"

Uma das minhas aconteceu em um encontro com a big band de Dizzy Gillespie no Birdaland em 1957. Estava de costas para a plateia enquanto a banda começava tocar “Night in Tunisia.” De repente um som de trompete despontou da banda de forma tão reluzente e eletrizante que toda a conversa do bar cessou e os que gesticulavam ficaram com congelados com as mão abertas. Após o primeiro estrondoso impacto, me virei e vi que o trompetista era o jovem "sidemand" da Philadelphia, Lee Morgan.

Lee Morgan, que tinha dezenove anos quando Hentoff o ouviu, causava este efeito na maioria das pessoas. Seu som era tão brilhante, impetuoso e atrevido: como James Brown em começo de carreira com aquela arrogância pomposa da juventude. Morgan era um instrumen…

Qual a diferença entre Órgão Hammond e Piano?

Há algumas diferenças significativas entre órgão e piano, apesar de ambos usarem o teclado como meio de performance. Porém a mecânica por trás das teclas é completamente diference. Um piano é considerado um membro da família musical da percussão, enquanto um órgão pode se encaixar nas famílias dos instrumentos de sopro, eletrônicos e mesmo nas famílias dos metais. A diferença principal entre a função dos dois durante a performance é a percussão versos corrente elétrica. O piano pode sustentar uma nota apenas por um período curto de tempo enquanto o órgão pode fazê-lo indefinidamente.
 O piano gera o som assim que o músico bate na nota anexada ao martelo através de um mecanismo. Por sua vez, este martelo bate em pelo menos uma corda de metal tencionada em uma grande moldura. Cada uma das várias cordas são afinadas em freqüências específicas, que permite o músico criar acordes e sons dissonantes pressionando em mais de uma nota ao mesmo tempo. A vibração das cordas criam o som e duram po…

Funk in F - new single by Hammond Grooves

Funk-in-F é o resultado da criação da primeira colaboração com o Maestro Oswaldo Sperandio da WeJam Audio.  Sem precedententes, a proposta e também um desafio, foi produzir uma música ao vivo composta em grupo, passando por todos os processos de criação coletiva até a mais elaborada pós produção que incluíram participações mais que especiais.
“Mais do que máquinas, precisamos de humanidade... Mais do que inteligência, precisamos de afeto e ternura.” — Charles Chaplin

Daniel Latorre: Hammond Organ
Wagner Vasconcelos: bateria
Filipe Galadri: Guitarra
Oswaldo Esperandio: Pianos
François de Lima: Trombone
Seneca Black: Trompete
Arranjo: Oswaldo Sperandio
Audio: Plínio Hessel
Produção Executiva: Rodrigo Prado
Gravado nos estúdios da WeJam Audio/SP e NY.

WeJam audio www.wejamaudio.com.br
Hammond Grooves www.hammondgrooves.com.br